SBACV-MA
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Maranhão
São Luís é uma cidade belíssima, fundada pelos franceses, com ricos prédios coloniais e que por isso mesmo tornou-se patrimônio histórico e cultural da humanidade. Desta forma, a cidade nos dá muita inspiração, e foi assim que em 01 de março de 1985, no auditório do Hospital Universitário, durante uma jornada de cirurgia vascular, foi fundada a nossa Regional.
Na ocasião estavam presentes, a convite do Dr. Raimundo Nonato Baldez, os Drs. Eymar Delly de Araújo, presidente da SBACV na época, Silvio Frota Nogueira, bem como a Dra. Merisa Garrido.
A Regional Maranhão nascia com poucos membros e o objetivo principal era o crescimento numérico dos associados. Nessa reunião inaugural, contavam como sócios, apenas os Drs. Raimundo Nonato Baldez, José Ribamar Correa, Domingos Costa, Horácio Lopes Oliveira Souza e o recém chegado Sebastião Barreto de Brito Filho. Nessa mesma reunião foi homenageado o Dr. Antonio Hadade (já falecido) como sócio benemérito, por ter sido pioneiro na cirurgia de hipertensão porta no Estado do Maranhão.
Com poucos associados, tivemos um começo difícil, em que o primeiro grande evento só veio a acontecer no ano seguinte. Um simpósio de cirurgia vascular, com a presença do Prof. Dr. Irany Novah Moraes e dos Drs. Salvador Amato e Sérgio Fucs, todos de São Paulo. Nossas reuniões eram esporádicas, até que outros sócios foram aparecendo, tais como: Dr. Sérgio M. Botelho, Dr. Delfim Monana e Dr. Oscar Molina.
Quase todos os tipos de procedimentos cirúrgicos, arteriais e/ou venosos passaram a ser realizados. Mais recentemente tivemos a inclusão dos Drs. José B. Teixeira Junior, Afonso Pena Amaral, Antonio Pedro Silva Salomão, Enedino Fontes da Silva e Francisco Saraiva Lino, já na presidência do Dr. Sebastião Barreto de Brito Filho. A partir desse momento passamos a ter reuniões mensais para a discussão de casos e debates referentes ao fórum nacional.
Agora estruturada e com força, vamos continuar buscando o aperfeiçoamento de nossa regional, para que possamos dar uma contribuição relevante à Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Texto de Dr. Sebastião Barreto de Brito Filho