Trombose Venosa Profunda (TVP)
Trata-se da formação de trombos nas veias profundas, sendo mais comum nos membros inferiores, principalmente no segmento infra-poplíteo. Ocorre em 0,6 – 3 casos por 1000habitantes/ano, sendo que 30 – 40% das TVP apresentam TEP concomitante e 30% das TVP evoluem com Síndrome pós-flebítica.
Há vários fatores de risco para TVP, estes podem ser primários, tais como distúrbios da coagulação; bem como secundários: gravidez, puerpério, idade avançada, ICC, trauma, fraturas, anticoncepcionais orais, TEV prévio, IVC, neoplasias, cirurgias > 30min, AVC, obesidade…
O quadro clínico apresenta-se com dor, edema – empastamento e coloração azulada do membro, aumento da temperatura localmente e em alguns casos até febre, porém 50% dos casos podem passar despecebidos só com avaliação clínica, sendo necessário por tanto serem investigados com Ecografia Vascular com Doppler, D-Dímero e eventualmente, flebografia, TC com contraste e Angio-ressonância.
Os principais diagnósticos diferenciais são celulite, síndrome compartimental, linfedema, tromboflebite, miosite, artrite de joelho e síndrome da pedrada.
Uma vez com suspeita de TVP o paciente deve procurar um cirurgião vascular em caráter de urgência para que possa dar seguimento no diagnóstico e tratamento adequado do caso.